facebook
tweeter
tweeter

O Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica (FESTIT) é um eco-festival com abordagem socioambiental, o evento alia expressões artísticas com práticas de sustentabilidade para incentivar os moradores da região e turistas a adotarem hábitos sustentáveis, divulgar o potencial da localidade para o ecoturismo, além de dar visibilidade a novos artistas. Nesta edição traz espetáculos, shows musicais, oficinas de circo, de artes plásticas e oficinas ecológicas nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março (sexta a domingo), gratuitamente, das 10h às 22h, na Praça do Mercado Municipal de Itaparica. O público também poderá conferir o artesanato e a gastronomia local, além de apresentações de entidades e instituições comunitárias da Ilha de Itaparica. No sábado, 28 de fevereiro, 21h, a cantora Larissa Luz apresenta o show  Maquinafro, com releituras de canções clássicas dos blocos afros da Bahia. O show que será apresentado no formato DJ Set, com Larissa cantando com um DJ, promove um encontro inusitado entre ritmos: as claves originais do samba reggae dialogando com raggamuffin, o hip hop e o Dub. O show de abertura será de Raimundo Coelho, vocalista da banda Guerreiros da Paz - 100% Itaparica.

Alguns dos destaques da programação são  os artistas plásticos Guilherme Teixeira (São Paulo), Hamish Frood (inglês radicado na Ilha de Itaparica) e Erick Wilson (São Paulo). As atrações circenses Ezec Le Floc’h (França), Elena del Mondo (Capão/Itália), Cia Irmãos Sabatino (São Paulo), Cia DELAPRAKA (França/Rio de Janeiro), Família Flamini e o Grupo Pia Fraus (São Paulo). Para apresentar a capoeira e maculelê o Festit terá a participação da Associação de Arte e Cultura Quilombo do Tereré da cidade de Vera Cruz/BA. Além disso, o festival apresenta aula de yoga com o yogi, músico e terapeuta corporal, Thiago Goulart.

Entre as atividades que valorizam o resgate de tradições, artes circenses e ações de sustentabilidade o Festit apresenta tenda de comidas caseiras e produtos artesanais, jogos educativos, oficinas de malabarismo, perna de pau e acrobacias aéreas em tecidos, slackline, construção de banheiro seco, oficina de triagem de lixo caseiro e compostagem, oficina de cestas de sacos plásticos, brechó solidário e oficina de maquiagem para crianças. O Festival também promove uma programação especial na travessia do Ferry Boat com a exposição "Água - um recurso vital”, do artista plástico francês, Yann Arthus Bertrand; montagem "Histórias da Caixa", com o grupo A Roda, espetáculo musical de violoncelo da musicista, Leilane Araújo e o espetáculo circense “Sonhos”, da Taturana Circus.

“O FESTIT alia expressões artísticas com práticas de sustentabilidade para incentivar os moradores da região e turistas a adotarem hábitos sustentáveis, divulgar o potencial da localidade para o ecoturismo, além de dar visibilidade a novos e renomados artistas”, afirma Solange Lima, coordenadora do evento.

Em três edições, o Festival teve ampla aceitação da crítica e aplausos da comunidade e já recebeu mais de 500 participantes, entre artistas, Ongs e equipes técnicas. E mais de 7.000 pessoas já prestigiaram o evento, foram artistas de Itaparica, Salvador, França, Itália, África do Sul, China, Irã, Argentina, Bélgica, Chile e até Lituânia, em atividades culturais ecléticas na rua e no palco, promovendo um intercâmbio inteligente, poético e humano.

O FESTIT é uma iniciativa e realização da Associação Jub’Arte, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia; além do apoio do Sebrae, Sesc, Instituto Sacatar, Internacional Travessias Salvador, Prefeitura de Itaparica e de outras Ongs locais.

 

SERVIÇO

4ª FESTIT “FESTIVAL CULTURAL DE RUA DA ILHA DE ITAPARICA”

Onde: Praça do Mercado Municipal de Itaparica. Centro. Itaparica/BA

Quando: das 10h às 22h, nos dias 27, 28 fevereiro e 01 março 2015 (sexta-feira, sábado e domingo)

Preço: Grátis

Realização: Associação Jub´Arte

Programação completa no site: http://www.festivalilhadeitaparica.com/

 

REALIZAÇÃO

PRODUÇÃO

APOIO FINANCEIRO

 

APOIO

 

RECEBA AS NOVIDADES
Nome *

Please let us know your name.
Email *

Please let us know your email address.



NOTÍCIAS DO FESTIVAL

CONFIRAM AS FOTOS DO 4° FESTIT


Queridos amigos,

Continuamos no mesmo empenho, dedicação, afinco, interesse, zelo… são muitos substantivos para expressar nossa perseverança e persistência por este evento, pois acreditamos que utilizando nossa ferramenta maior « a arte » abrimos um leque de oportunidades. Estamos na pré-produção para a 5° edição em 2019, almejamos realizá-lo nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, buscando em contribuições e investimentos vindos do terceiro setor, privados e públicos (aceitamos sugestões para potenciais parceiros/patrocinadores!)...

Saiba mais...

facebook
tweeter
tweeter

Copyright © 2014 -Todos os direitos reservados.