Kirimuré
(Portugal/Brasil)

 

O nascimento da Baía de Todos os Santos sob o ponto de vista Tupinambá 

Os diretores Caroline Lima Leite e Daniel Melim manipulam bonecos, cenários e objetos à vista do público para contar a lenda Tupinambá que retrata a estória do nascimento de Kirimuré, a Baía de Todos os Santos. O teatro de animação foi elaborado a partir de pesquisa sobre os materiais que seriam confeccionados para o espetáculo (tecidos, palhas, penas, vestimentas de rituais e cenários de vestir). “Esse trabalho experimental partiu do desejo de parceria para criação de um teatro de mamulengos, mas acabou se tornando uma pesquisa sobre mitologia Tupi, estética e musicalidade, cosmogonias, costumes, língua, sociedade ameríndia e demais aspectos relacionados ao tema”, explica Caroline.

A peça é baseada nas experiências de ambos os artistas. Graduado em Artes Plásticas e Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Daniel Melim foi finalista em 2007 do Prêmio EDP Novos Artistas e em 2011 ganhou o Prêmio Fidelidade Mundial Jovens Pintores. Realizou exposição individual na Galeria Nuno Centeno (Porto) no ano passado e na Galeria Mercedes Viegas (Rio de Janeiro) em 2011.

Carolina Lima Leite é licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Católica de Salvador, ministra aulas de artes e teatro de animação e é fundadora da Cia Gota D’água de Teatro de Bonecos.

Site: http://www.danielmelim.com/
Vídeos: http://vimeo.com/27988492
Quando: 21/04 (sábado e domingo)
Hora: 14h30 às 15h
Onde: Praça do Mercado Municipal. Centro, Itaparica (BA)