RELEASE

 

CIRCO, DANÇA E MÚSICA OCUPAM AS RUAS EM
FESTIVAL INTERNACIONAL DE ITAPARICA

Terceira edição do FESTIT acontecerá de 19 a 21 de abril

 

Artistas da França, Itália, Chile, Espanha e Portugal, além do Brasil, se apresentam na terceira edição do FESTIT (Festival Cultural de Rua da Ilha de Itaparica), que acontecerá de 19 a 21 de abril (sexta a domingo), gratuitamente, na Praça do Mercado Municipal de Itaparica. O público poderá participar, gratuitamente, de espetáculos de circo, teatro e dança, shows musicais, oficinas, além de conferir o artesanato, a gastronomia local, e apresentação de entidades e instituições comunitárias da Ilha de Itaparica.

O FESTIT trabalha com a relação de artistas internacionais e sua interação com a Ilha de Itaparica. O francês Fred Martin planeja fazer uma bola de 250 cm de diâmetro, com estrutura interna em madeira e dendê para recolher resíduos plásticos das praias. O espetáculo Kirimuré, da dupla lusobrasileira Caroline
Lima e Daniel Melim, conta a história do nascimento da Baía de Todos os Santos sob o ponto de vista de uma lenda Tupinambá.

“O FESTIT alia expressões artísticas com práticas de sustentabilidade para incentivar os moradores da região e turistas a adotarem hábitos sustentáveis, divulgar o potencial da localidade para o ecoturismo, além de dar visibilidade a novos e renomados artistas”, afirma Solange Lima, coordenadora do evento. 

Em duas edições, o Festival teve ampla aceitação da crítica e aplausos da comunidade. Já recebemos mais de 300 participantes, entre artistas, Ongs, equipes técnicas. E mais de 5 000 pessoas já prestigiaram o evento, foram artistas de Itaparica, Salvador, França, Itália, África do Sul, China, Irã, Argentina, Bélgica, Chile e até Lituânia, em atividades culturais ecléticas na rua e no palco, promovendo um intercâmbio inteligente, poético e humano.

O FESTIT é uma iniciativa e realização da Associação Jub’Arte, e conta o apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), apoio do Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), do Sebrae, do Instituto Sacatar, da Pro-Mar, da Prefeitura de Itaparica e de outras Ongs locais.

Serviço:
3o FESTIT “FESTIVAL CULTURAL DE RUA DA ILHA DE ITAPARICA”
Onde: Praça do Mercado Municipal de Itaparica. Centro. Itaparica/BA
Quando: das 10h às 22h, nos dias 19, 20 e 21 (sexta-feira, sábado e domingo)
Preço: Grátis
Realização: Associação Jub´Arte

Mais informações e entrevistas:
Solange Lima 71 9139-8036 /
Site:http://www.festivalilhadeitaparica.com/
Facebook: facebook.com/FESTIT2013